"Em 20 anos de trabalho a evolução e conscientização à saúde do planeta".

TURISMO PEDAGÓGICO

 

Agropecuária Nata da Serra

 

Apresentação

Atualmente é impensável o desenvolvimento do ensino de Ciências Naturais, Geografia e outras disciplinas sem o planejamento de trabalhos de campo que sejam articulados às atividades de classe. Esses trabalhos contemplam visitas planejadas a ambientes naturais, a áreas de preservação ou conservação, áreas de produção primária (plantações) e indústrias, segundo os diferentes planos de ensino do professor. Esse método é muito rico e deve ser utilizado de forma a trazer para o cotidiano conteúdos que, a principio, podem parecer estanques e distantes dos alunos.

 

Visando colaborar nesse enriquecimento das atividades curriculares, a Fazenda Nata da Serra abre suas portas para proporcionar ao aluno condições de observar, vivenciar e perceber os fenômenos da realidade, abordados pelo estudo das diversas áreas de ensino.


Inicialmente, implantamos na propriedade o turismo rural, onde procuramos utilizar nosso trabalho com a agricultura orgânica para conscientizar as pessoas não só da importância de se consumir um alimento orgânico, mas também da necessidade vital de se preservar o meio ambiente e o ecossistema. Posteriormente, elaboramos um plano, utilizando o meio rural como um ambiente muito vasto e rico para se explorar os mais diversos temas de estudo ligados às diversas disciplinas.

Inicialmente, implantamos na propriedade o turismo rural, onde procuramos utilizar nosso trabalho com a agricultura orgânica para conscientizar as pessoas não só da importância de se consumir um alimento orgânico, mas também da necessidade vital de se preservar o meio ambiente e o ecossistema. Posteriormente, elaboramos um plano, utilizando o meio rural como um ambiente muito vasto e rico para se explorar os mais diversos temas de estudo ligados às diversas disciplinas.

 

 


 

Um Pouco da cidade de Serra Negra e da Fazenda Nata da Serra

 

A cidade de Serra Negra está localizada no interior paulista, distante cerca de 150 km ao norte da capital. O trajeto inicial até Serra Negra é feito pela rodovia Anhanguera. Depois de passar por Jundiaí, no km 62, está o trevo de Itu-Itatiba. Deste ponto em diante o percurso tem mais de 88 km pela rodovia SP 360 na direção nordeste. A cidade encontra-se encravada em um segmento da Serra da Mantiqueira a cerca de 900 m de altitude. De clima ameno, faz parte do denominado "Circuito das Águas". A cidade vive economicamente do comércio (hotelaria e lojas) que é a principal fonte econômica (indústria do turismo) e tem também a agricultura como segunda mais importante fonte.

 

Seguindo a placa que indica o Bairro da Serra, entramos na estrada municipal que nos levará até a Fazenda Nata da Serra. São cerca de 10 km de asfalto, onde a natureza caprichou nas paisagens e o homem deu a sua contribuição com os belos cafezais que nos acompanham por quase todo o percurso. Cabe lembrar que a cafeicultura é uma das principais atividades econômicas da região.

Situada em um vale entre montanhas, a Fazenda Nata Serra conta com suas atividades já há mais de 12 anos, sendo que o proprietário, o engenheiro agrônomo Ricardo José Schiavinato, iniciou com a pecuária leiteira.

 

Procurando diversificar seu trabalho, hoje contamos também com a produção de iogurte, que é o primeiro iogurte orgânico do Brasil, além do cultivo de hortaliças, café, criação de peixes e, recentemente, o turismo rural, sendo que o nosso maior atrativo é a agropecuária orgânica. Assim, unimos o prazer à necessidade de mostrar às pessoas uma maneira de se produzir na terra, sem agredir o planeta.


O Que é Agricultura Orgânica?

 

Agricultura Orgânica é o termo que se emprega para designar o sistema de produção agrícola ecológico e sustentável, baseado na preservação e respeito à terra, ao ambiente e ao homem; em condições trabalhistas, econômicas e sociais justas.
Um alimento orgânico ou agroecológico é um alimento que foi produzido dentro de técnicas que utilizam somente insumos naturais renováveis, visando a manutenção da fertilidade do solo, através de processos biológicos, equilibrando e harmonizando o ambiente, e eliminando o uso de fertilizantes e defensivos químico-tóxicos (cujos resíduos deixados nos alimentos podem causar doenças).

 

 

 

Objetivos Gerais

  • Reconhecimento das relações do homem com o meio ambiente e com os outros seres vivos;
  • Reconhecimento da importância da tecnologia para o desenvolvimento do país e para o bem-estar do homem;
  • Avaliação da importância da água para a vida do planeta;
  • Caracterização das principais atividades econômicas;
  • Identificação das ações humanas que ameaçam o equilíbrio do meio ambiente;
  • Identificação das ações humanas como responsáveis pela produção e transformação do espaço geográfico;
  • Identificação das diferenças entre uma paisagem urbana e uma paisagem rural;
  • Identificação das principais atividades realizadas no campo e as formas de trabalho;
  • Percepção sobre as diferenças entre a cidade e o campo, assim com suas relações de dependência e complementariedade;
  • Enriquecimento do vocabulário dos alunos com palavras como assoreamento, mata ciliar, ecossistema, impacto ambiental, manejo orgânico ou ecológico, etc;
  • Exploração dos temas transversais Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo;
  • Conscientização da importância da participação da escola, do aluno e da sociedade, para a continuidade equilibrada e harmoniosa da vida no planeta Terra;

Conteúdos Explorados

  • As atividades do campo estão ligadas, direta ou indiretamente, à agropecuária. Em áreas rurais que vivem os processos de modernização há muitas agroindústrias, com seus respectivos setores de comércio e serviços;
  • A valorização das formas de trabalho que minimizem os impactos sociais e ambientais;
  • A agricultura orgânica como forma de preservação e respeito ao meio ambiente e ao homem;
  • A agricultura orgânica visando condições trabalhistas, econômicas e sociais justas;
  • A tecnologia que evita o desperdício (técnicas modernas de irrigação que economizam água, o grande problema da humanidade);
  • O impacto ambiental - cuidados com o plantio, fertilizantes e o uso da água;
  • A comercialização dos produtos: custos de produção; o destino da produção; os intermediários entre produtor e consumidor; lucratividade (manutenção desse processo);
  • Os cuidados necessários com o gado leiteiro, que também é criado dentro do manejo orgânico - alimentação, ordenha, vacinas;
  • O controle biológico dos insetos;
  • O turismo rural - atividade alternativa em crescente expansão no Brasil;
  • Exploração dos acidentes geográficos, o relevo da região, solos, a vegetação original, etc;
  • O controle do ser humano sobre as determinações da natureza.
  • O alimento orgânico: rico em nutrientes e livre de produtos químico-tóxicos.
  • O equilíbrio da cadeia alimentar, abolindo o uso de veneno no combate às pragas.

Os conteúdos acima, em geral, serão abordados durante visita às instalações da fazenda, e estarão flexíveis à mudanças, dependendo do enfoque desejado e do perfil do grupo, sempre com destaque ao manejo orgânico e a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.


As atividades específicas da Fazenda Nata da Serra são: criação de gado leiteiro, mini-usina de pasteurização e empacotamento de leite, mini-usina de produção de iogurte, produção de hortaliças (no campo e em estufas), produção de café, piscicultura e apicultura. A propriedade é privilegiada também pela existência de florestas nativas, cachoeira, pastagens naturais e lagos, hoje habitados por uma fauna bastante diversificada que embeleza e enriquece ainda mais o local, e que agradece ao homem o seu respeito à terra e ao meio ambiente.

Para desfrutar dessas riquezas naturais, oferecemos também aos visitantes uma caminhada ecológica, num roteiro que passa por lagos, trilha pela mata nativa, cafezal, bosque de eucaliptos e termina numa gostosa cachoeira.


Junto à Fazenda Nata da Serra, que oferece um ambiente e toda uma infra-estrutura para o lazer educativo, as escolas poderão também se aproveitar de outros locais para promover um estudo do meio mais amplo e interdisciplinar. Para isso, Serra Negra oferece um campo muito vasto, pois além de ser uma das mais famosas estâncias turísticas, a cidade possui águas minerais radioativas, onde o aluno terá acesso às instalações de algumas mineradoras, conhecendo o processo de controle físico-químico e bacteriológico e os sistemas de engarrafamento e distribuição. Nossa cidade funciona como uma biblioteca viva sobre tudo que envolve o tema água. O café é também um dos grandes atrativos, e as escolas poderão conhecer fazendas de produção cafeeira, bem como empresas de beneficiamento e comercialização.

 

Assim, o aluno terá a oportunidade de observar, refletir e registrar dados sobre questões da atualidade que são de extrema importância para a sociedade: análise de impacto ambiental, a problemática da água, o turismo como fonte alternativa de empregos, etc.

 

Público Alvo

  • Escolas - Pré-escola, Ensino Fundamental e Médio
  • Famílias e adultos
  • Faculdades de Ciências Agrárias e Veterinárias, de Gestão Ambiental, Turismo e outras;
  • Produtores Rurais;
  • Grupos da Melhor Idade

As visitas deverão ser agendadas com certa antecedência. Como já foi dito acima, as escolas poderão se aproveitar de outros locais de visitação em Serra Negra para um estudo de campo mais amplo. Nesse caso, poderemos organizar um roteiro a ser feito na cidade, bem como indicar opções de hospedagem em hotéis ou pousadas.


Tanto a trilha quanto a visitação técnica serão acompanhadas pelos proprietários da fazenda, o casal Ricardo José Schiavinato, que é engenheiro agrônomo e Fernanda Papa Schiavinato, que é professora de Geografia.

O agendamento pode ser feito: 

 

antes
 
depois

O Instituto Madre Mazzarello levou seus alunos da quarta série para um passeio na Fazenda Nata da Serra. A excursão aproximou os alunos das questões relacionadas ao meio-ambiente e sua preservação.


antes
 
depois

Estudantes do curso de Turismo da Universidade Anhembi-Morumbi em visita à Fazenda Nata da Serra percorrendo uma trilha dentro da mata. Estes alunos estão incluindo este passeio em um projeto de desenvolvimento turístico da cidade de Serra Negra. Este projeto faz parte de um estudo sócio-econômico sobre o município.

 

 

Localização

 

Veja um mapa de ruralcomo chegar na Fazenda Nata da Serra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Google

Telefones: (19) 99773-7503 - E-mail: natadaserra@natadaserra.com.br
Bairro da Serra de Baixo - Serra Negra – Estado de São Paulo
Desenvolvimento: Studio HDBR - Edilene Gabriel