"Em 20 anos de trabalho a evolução e conscientização à saúde do planeta".

DEPOIMENTOS

Ricardo, estivemos, eu e minha mãe, em visita à sua fazenda com a Carla, da Mater Orgânica para saborear um delicioso café da manhã, e conhecer o tratamento que vcs dão ao gado, e ao cultivo de alguns legumes.Eu e minha mãe ficamos felizes por ver que sua família tem um olhar cuidadoso e respeitoso à td que os cerca:pessoas(funcionários),animais,fauna,flora e água.Deixamos aqui registrada a nossa admiração pelo belo e consciente trabalho, junto do desejo que o Pai Maior continue os abençoando, para que essa consciencia cresça em progressão geométrica por todos que tiverem a feliz oportunidade de conhecê-los, como nós.Tenho uma filha,Camila, que está dando os primeiros passos nessa jornada no sul das Minas Gerais(Sta Rita do Sapucaí), e tem como vcs, o mesmo olhar amoroso para si e para o planeta.Oxalá, ela possa vir para conhecê-los e saborear um pouco da maravilhosa experiência, que faz com que a prática da cooperação seja a utopia concretizada.No momento ela est á recolhida nos cuidados do pós parto e amamentação, pois chegou o Pedro pra dar-lhes mais motivação para serem instrumentos de transformação planetária. Mta LUZ,ENERGIA,AMOR,SAÚDE e HARMONIA pra vc e toda família da NATA DA SERRA.

 

Ternos abraços,

Marina e Wanda.


 

Olá Ricardo, tudo bem?

 

Sou Elaine e fui neste sábado com o Professor Marcos Bravin na sua fazenda, quero primeiramente parabenizá-lo pelo belo trabalho, a perseverança na história de vida, a inteligência ao lidar com cada assunto relacionada tanto ao meio de produção, a natureza, a legislação, e principalmente a capacidade de visão sistêmica no gerenciamento de um agronegócio que se preocupa com as questões ambientais além do lucro, verdadeiramente um exemplo para muitos. Só depois da visita contando para todos como foi, é que nós temos noção do quanto de conhecimento a visita nos proporcionou, da empolgação que gera através desse conhecimento de prática e a vontade que fica de "querero mais", então quero ressaltar o quão importante essas visitas são para qualquer individuo que se propõe a ir conhecer como funciona a produção orgânica e acaba tendo uma aula,tanto de assuntos relacionados quanto os mais abrangentes e necessários para a formação profissional e de vida. Por fim, quero lhe agradescer a hospitalidade, a comida, que por sinal estava uma delícia e desejo que este trabalho nunca acabe, para que mais pessoas possam vivenciar tudo que tive e gostar tanto da maneira que gostei. E só para constar, minha família amou todos os produtos que trouxe, hoje mesmo não tem mais nada!

 

Atenciosamente.

Elaine Vieira.

 


Feedbacks Passeio Nata da Serra – Agosto

 

Feedback 1: Sugerimos a produção de uma apresentação/vídeo de uns 15 minutos com informações e imagens básicas sobre as atividades desenvolvidas na fazenda, alguns “porquês” dos processos, a preocupação social e ambiental do Ricardo. Esse material de apoio tende a minimizar de antemão as expectativas de pessoas que chegam questionando por exemplo: as plantações de eucaliptos, etc... antes de ouvir como se deu a transformação da fazenda, partindo de uma convencional e se fortalecendo em uma orgânica.

 

Feedback 3: O passeio foi muito gostoso e o lugar é realmente muito bonito! Ver de perto iniciativas como a da Nata da Serra, com certeza, nos ampliam mais o encantamento e o conhecimento da complexidade sobre como é um sistema de produção de alimentos orgânicos e como ele pode estar em constante aprimoramento. Se tiver que sugerir um ponto de melhoria, do meu ponto de vista claro, só avalio que a visita técnica poderia ter sido antes do passeio pela fazenda. Acho que o grande atrativo é conhecer o sistema de produção.

 

Feedback 4: Minha família e eu gostamos muito de conhecer a fazenda Nata da Serra. Tivemos um dia muito agradável.

 

Feedback 6: Achei o passeio bem interessante. Gostei muito de conhecer como funciona uma fazenda de produtos orgânicos, em especial o leite, sobre o qual não tinha nenhuma informação. Além disso, foi uma experiência muito agradável. O lugar é muito bonito e foi muito interessante conhecer todas as pessoas que participaram.


Adoramos o passeio na fazenda, e sabe que o fato de conhecer vocês também facilita bastante a comunicação (cliente/empresa), aprendi muito, descobri muita coisa, ganhei ânimo por não se sentir sozinha nesse barco. Eu não vou me prolongar contando toda história e como cheguei nos alimentos orgânicos, mas posso adiantar que me formei em nutrição já tem um bom tempo, mas atualmente sou bancária, mas tem coisas que não se perdem e agora faço MBA em desenvolvimento sustentável. Por isso adorei descobri tantas informações sobre os alimentos orgânicos. E vcs ajudaram a reforçar a minha luta pessoal de mostrar a importância dos alimentos orgânicos e é claro que também aumentei meu consumo dos produtos Nata da Serra depois de ver todo aquele trabalho.

 

Abraço, Andréa

 


Ricardo, bom dia!

Fico feliz em saber que, aquilo em que acreditamos e trabalhamos, ainda sensibiliza e anima as pessoas que estão começando. Por sinal, ela ficou muito entusiamada com a visita e elogiou todo o dia passado na Fazenda. Sempre que tenho oportunidade de levar turmas para visitas técnicas, sua Propriedade é escolhida por que todos gostam desde o começo da proposta, já virou tradição na Faculdade e há um preparo para a visita. Não tem como ser diferente: retorno é positivo para todos. eles ressaltam o acolhimento da família e o seu profundo comprometimento em apresentar um pouco de sua rotina de maneira franca e prática.

 

abraços e fiquem bem!

Marcos

 


Ana Paula Malavazi

Foi muito legal! Adorei saber sobre os queijos , a mussarela eh realmente incrivel. A questao dos rola bostas também é muito bola..Ver também de perto como o manejoflorestal é feito. As crianças, em especial o bebê trilha merecem destaque.

Obrigada, foi um dia muito agradavél

beijos


Ana Spinelli

Acabei te dando o feedback no dia, mesmo reitero que foi uma ocasião maravilhosa pra conhecer o trabalho da Sementes e da Nata. Mudou meu ponto de vista sobre muitas coisas, confirmou outras coisas que eu já sabia e de quebra ainda fiz uns amigos.

A simplicidade do casal foi demais: adorei ser recebida meio como uma amiga de longa data que vem visitar, sem frescura. E nunca tinha visto vacas tão saudáveis e felizes! Também foi fascinante apreender a realidade dessas pessoas, que tanto pode ser uma batalha quanto uma maravilha. E o Ricardo não poderia ser mais exato na demonstração dele de que ativismo se faz com o coração, acima de tudo.

Acho bacana a ideia do Sementes fazer essas viagens para outros lugares, porque isso aproxima a gente dos modos de produção dos quais ficamos tão desconectados no dia-a-dia da cidade.

Obrigada, sementeiras!!!!

Ana Carol


Omar Haddad

Adorei ir ao passeio e conhecer melhor os consumidores da Sementes e também o Ricardo. Uma figura muito especial e disposta a trocar conhecimento e trabalhar somando forças e dividindo resultados. Pra mim foi muito especial, pois o que desejo para minha vida no futuro é muito parecido com o que o Ricardo fez com a vida dele. 

Gosto muito de aprender e este foi um momento onde aprendi muito. Adoro conhecer pessoas novas e inspiradoras, e neste passeio encontrei várias. Gosto também de comer bem, e pode ter certeza que comi até demais. Gosto de agua doce, e aquele pequena e charmosa cachoeira limpou minha alma, que estava precisando.

Bom, resumindo gostei muito e espero fazer outra dessas em breve. Vamos organizar novas visitas para o Nata.  

 


Amélia Bratke

Foi ótimo, o local é muito bonito, o passeio foi bem organizado e a proposta de empresa sustentável é muito boa. O Ricardo transmite, além de conhecimento e pratica profissional, uma mensagem de muita confiança no trabalho feito. E o enfoque social também é muito importante e muitas vezes esquecido nos empreendimentos voltados a sustentabilidade. Vou querer me aprofundar no site e manter contato.
Façam mais eventos assim que participarei com prazer.
Um abraço a todos e parabéns a equipe no Nata da Serrra!

 


Regina Rocha Bi

Adoramos!  Há muito tempo que não faziamos um passeio tão agradável e enriquecedor.  Tudo foi interessante, a começar pela oportunidade de conhecer a equipe do Sementes, as idéias e projetos.  Vocês estão de parabéns e tenham a certeza que se destacam no meio de tantos que infelizmente só pensam em destruir a natureza. O nosso grupo foi bastante participativo.  Parecia até que já nos conhecíamos.
Abraços a todos os nossos colegas de viagem.

 


Débora Bussacos

Nós é que agradecemos por essa oportunidade. Realmente foi uma experiência muito positiva para mim e minha família, gostaríamos de repetir mais vezes. Aprendi mais sobre o "mundo" orgânico, pude ver na prática o que li na parte 2 do livro "Dilema do Onívoro", troquei experiências muito boas com o pessoal da Sementes e alguns convidados.
Tenho duas sugestões para os próximos passeios:
- Informar quais atividades serão realizadas;
- Deixar a parte mais interessante da visita para o começo.

Como estava com a Marina, não tivemos como ficar o passeio inteiro. Se o passeio tivesse sido iniciado com a 2a. parte, teria sido melhor para gente.

Obrigada!

 


Sylvia Di Grassi

Bom Dia a todos da Sementes, não tive a oportunidade de comentar como gostamos  de estar com voces, conhece-los e desfrutar um pouco da companhia de voces na visita à fazenda. Adoramos, passamos momentos muito agradáveis,
OBRIGADA PELA SIMPATIA ...Com a visita deu para sabermos um pouco mais sobre os produtos lácteos organicos, valorizar ainda mais o trabalho dos produtores e a visão de voces que trabalham com comercio justo e produtos organicos, Parabens a todos...
 


Ricardo,

 

Agradeço profundamente a experiência de ontem.  Fico feliz em saber que 20 pessoas já carregam uma semente de grande qualidade que germinará no seu tempo.

 

Gostaria de conversar com a Elaine Azevedo. Você teria o contato dela?

 

Abraço,

Érica


Boa tarde, Sr. Ricardo
 
Compramos os seus produtos na Korin em SP e estamos encantados! O sabor é incomparável com qualquer outra manteiga, até mesmo a Aviação! Meu marido é parcialmente vegano, pois só compra laticínios de fazendas de agricultura familiar, mas sobretudo que oferecem um tratamento digno aos seus animais. Nós ainda vamos visitar sua fazenda para conhecer as instalações das vacas, mas desde já lhe dou os parabéns por um produto de altíssima qualidade. Os queijos mussarela e meia cura também são deliciosamente lindos!! Amarelinhos e com um sabor de felicidade..rs..
 
Gostaria de saber se comprando na fazenda vocês vendem embalagens maiores que 200g. Nós consumimos muita manteiga em casa, para cozinhar também, e os potinhos vão como água...
 
Muito obrigada pela atenção e pelo respeito aos animais!
 
Grande abraço,
 
Cynara


Prezado Sr. Ricardo, boa tarde!


Estou enviando este e-mail com as cópias anteriores para que possa se lembrar de quem eu sou, para facilitar o motivo do envio deste e-mail. 

Recomendei seu produto a todos que conheço, pela seriedade como trata seu gado, respeitando o meio ambiente, os animais e o ser humano. Você está no início da cadeia da prevenção e manutenção da saúde e o seu trabalho é muito mais crucial que o meu, que estou no final dela,  porque você está promovendo a saúde. Eu vou apenas tentar melhorar a doença que já se instalou no organismo do paciente. Sou médica pediatra e por isso me preocupo muito com a saúde , com o meio ambiente , animais, enfim, todos os seres viventes, mas o que quero , além de parabenizá-lo e informá-lo que estou indicando seus produtos a todos que conheço, quero lhe dar a indicação de um livro, apesar de você  não tê-la pedido, mas é um livro que todos(as) as pessoas precisam ter em casa para constante pesquisa e estou indicando a todos que conheço. À título de informação, baseado em dados comprovadamente científicos: todo organismo têm dentro de si células que podem desenvolver um câncer; 15% é atribuído à genética e 85% é atribuído ao meio ambiente ( alimentos, produtos domésticos, cosméticos, tempo prolongado de sentimento de  desespero, sensação de impotência e raiva por longo tempo etc ) e este livro orienta como se prevenir destes agentes externos e reforçar a sua imunidade para que seu organismo não o desenvolva e para aqueles que estão com câncer, como combatê-lo; tudo comprovado científicamente. Seus produtos contribuem muito nesta ajuda e achei que você deveria tomar  conhecimento deste livro, para si, familiares, amigos e conhecidos.


Fica aí a dica e mais uma vez, parabéns pelo belo trabalho.

Atenciosamente,

Angela


 

Topo

 

 

 

 

 

 

Localização

 

Veja um mapa de ruralcomo chegar na Fazenda Nata da Serra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Google

Telefones: (19) 99773-7503 - E-mail: natadaserra@natadaserra.com.br
Bairro da Serra de Baixo - Serra Negra – Estado de São Paulo
Desenvolvimento: Studio HDBR - Edilene Gabriel